terça-feira, 20 de novembro de 2012


Intolerância à lactose!  

Faço esse post a pedidos!
 
Vamos lá.. a pessoa quando descobre que tem intolerância à lactose, pensa que tudo está perdido..  achando que não há muita solução para a substituição aos nutrientes que o Leite fornece. Mas não é bem assim.. Vamos entender!!                           



Lactose é o açúcar encontrado no leite (dissacarídeo), que com a ação da enzima lactase transforma-se em dois monossacarídeos (Glicose+Galactose), nada mais é do que carboidratos simples. Esses carboidratos são facilmente absorvidos pelo nosso corpo e na falta ou deficiência na produção da enzima lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvido pelo organismo, sendo fermentado por bactérias ocorrendo os gases e sintomas de digestão. 
 
Os níveis para Intolerância à lactose são de brandos a críticos e para descobrir qual é o seu, só tem uma solução.. TESTANDO. Não é uma solução muito agradável, mas é a verídica. Você só descobrirá seu nível sabendo os seus limites perante os alimentos – a tentativa e o erro. 

Os sintomas mais frequentes apresentados são diarreia, distensão abdominal, gases, náuseas, sintomas de má digestão e até dores de cabeça. E é diagnosticado por meio de exames:
1.       Tolerância à lactose 2. Higrogênio exalado 3. Deposição de ácidos 4. Exame genético.
 
A produção da lactose não tem como ser aumentada, mas os seus sintomas podem ser controlados por meio da alimentação.
 
A lactose está presente nos produtos lácteos (leite e seus derivados).  No entanto, excluir por completo esses alimentos não é uma boa escolha. Desta forma, o corpo entenderá que não precisa mais produzir as enzimas (lactase) que digere esses alimentos.
 
FIQUE ATENTO também, o não consumo do leite e derivados pode gerar a falta de cálcio e quem opta em eliminar os laticínios precisa de uma adequação na dieta para suprir as necessidades desse mineral. 
 
Deixo aqui uma lista de alimentos que apresentam quantidades razoáveis de cálcio. Alimentos livres de lactose:

 

Outro ponto interessante é em relação os vegetais verdes-escuros, além do mineral cálcio possuem outros nutrientes que ajudam na absorção do cálcio. Outros alimentos também apresentam quantidades equilibradas desses nutrientes como: leguminosas, algumas frutas (mamão, abacaxi, melão), cereais (quinua, amaranto), sementes (gergelim) e alguns peixes (sardinha, atum). 

ATENÇÃO!  Alguns hábitos podem interferir na absorção do cálcio pelo nosso organismo. Por isso, é imprescindível o acompanhamento com uma Nutricionista.

Fonte: Site Semlactose, texto adpatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário